OSB - Glossário

ADUTORA

São os condutos destinados a ligar as fontes de abastecimento de água bruta às estações de tratamento de água, situadas além das imediações dessas fontes, ou os condutos ligando estações de tratamento, situadas nas proximidades dessas fontes, a reservatórios distantes que alimentam as redes de distribuição.

ÁGUA BRUTA

Água na forma natural como está disponibilizada em rios, riachos, lagos, lagoas, açudes ou aquíferos, ou seja, antes de sofrer qualquer processo de tratamento.

ÁGUAS DE DOMÍNIO ESTADUAL

São de domínio do Estado para as águas superficiais quando nascem e deságuam dentro do mesmo Estado (no mar ou como afluente de rio federal) e para todas as águas subterrâneas.

ÁGUAS DE DOMÍNIO FEDERAL

São águas de domínio da União para os rios (portanto, águas superficiais) quando atravessam mais de um Estado e/ou são fronteiras com outros Estados ou países, ou águas acumuladas em açudes decorrentes de obras da União.

ÁGUAS RESIDUAIS

São todas as águas servidas, oriundas de esgoto doméstico, hospitalar ou industrial.

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

É a água que infiltra no solo e penetra, por gravidade, em camadas profundas do subsolo atingindo o nível da zona de saturação, constituindo-se em um reservatório de águas subterrâneas (aquíferos), susceptíveis de extração e utilização. A zona saturada pode ser considerada como sendo um único reservatório ou um sistema de reservatórios naturais cuja capacidade e volume total dos poros ou interstícios estão repletos de água.

ANA

Agência Nacional de Águas, autarquia sob regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente – MMA, criada através da Lei Federal nº 9.984, de 17.07.2000, e é responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e pela coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

BACIA HIDROGRÁFICA

É uma área definida topograficamente (divisor com outra bacia hidrográfica), onde toda a chuva que cai no seu interior é drenada por um curso d’água (rio principal) ou um sistema conectado de cursos d’água (afluentes ao rio principal). Toda a vazão efluente é descarregada através de uma simples saída (“boca” do rio) no ponto mais baixo da área.

CANALIZAÇÃO

É toda obra ou serviço que tenha por objetivo dotar os cursos d’água, ou trechos destes, de seção transversal com forma geométrica definida, com ou sem revestimento de qualquer espécie, nas margens ou no fundo.

CAPTAÇÃO DE ÁGUA

Conjunto de estruturas e dispositivos construídos ou montados junto a um manancial, para suprir um serviço de abastecimento público de água destinada ao consumo humano.

DECANTAÇÃO

Processo de separação do material sólido presente em um líquido pela gravidade, com a deposição do material sólido no fundo de um recipiente.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Conjunto de obras e instalações destinadas à coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final das águas residuárias da comunidade, de uma forma adequada do ponto de vista sanitário.

ESGOTO TRATADO

Esgoto que passou por um tratamento para a remoção de substâncias poluidoras e organismos insalubres.

ESGOTOS DOMÉSTICOS

São os esgotos formados pela utilização da água para fins domésticos, como lavagem de roupa, banhos etc.

ESGOTOS INDUSTRIAIS

São os esgotos formados pela utilização da água em processos industriais.

ETA

ETA (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA) – Representa o conjunto de instalações e equipamentos destinados a realizar o tratamento da água bruta.

ETE

ETE (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO) – Representa o conjunto de instalações e equipamentos destinados a realizar o tratamento de esgotos.

FLUORETAÇÃO

É uma das etapas do tratamento da água e consiste na adição de pequenas quantidades de flúor, com o objetivo melhorar o desenvolvimento dos dentes da população atendida e reduzindo a incidência de cárie dentária.

FOSSA SÉPTICA

Unidade de tratamento primário de esgoto doméstico na qual é feita a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto, normalmente construída em lugares onde não existe rede coletora de esgotos.

INMETRO

INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - é o órgão normativo do Sinmetro, Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, cujo objetivo é fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Instituições

Viewnet